24 C
Macapá
Sábado, Abril 27, 2024
InícioAmazôniaMacron no Brasil: Roteiro inclui homenagem a Raoni e visita à Ilha...

Macron no Brasil: Roteiro inclui homenagem a Raoni e visita à Ilha do Combu em Belém

Diplomacia Verde: Macron no Brasil fortalece laços ambientais

Belém — O presidente francês, Emmanuel Macron, está prestes a iniciar uma visita ao Brasil entre os dias 26 e 28 de março, marcando uma série de compromissos importantes que incluem desde homenagens até visitas a projetos estratégicos.

Confira abaixo o roteiro detalhado da viagem do líder francês:

Dia 26 de março: Belém, Pará

15h30: Chegada da comitiva francesa em Belém. Macron será recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Visita à Ilha do Combu: Macron e Lula farão uma visita às comunidades ribeirinhas da Ilha do Combu, conhecida pela sua rica biodiversidade e importância para a região amazônica.

Evento com lideranças indígenas: Está programado um evento com lideranças indígenas brasileiras, onde será realizada uma homenagem ao Cacique Raoni, uma das principais vozes de defesa da Amazônia no mundo. Raoni criticou o governo brasileiro pela demora em cumprir promessas feitas a ele durante a posse de Lula, e a homenagem ganha destaque na visita de Macron.

Reunião com líderes indígenas: Após o evento, Macron e Lula terão uma conversa de aproximadamente 1 hora com líderes indígenas convidados pelo governo francês, abordando questões relacionadas aos direitos indígenas e projetos de preservação ambiental.

Dia 27 de março: Itaguaí, Rio de Janeiro

Visita ao Complexo Naval: Macron e Lula visitarão um Complexo Naval em Itaguaí, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, como parte dos esforços para retomar as relações estratégicas entre os dois países. A missão do presidente francês é considerada de “grande prioridade” pelo Itamaraty, que busca avançar em diversos acordos de cooperação e Memorandos de Entendimento.

Preparação para a COP30: Os eventos em Belém são vistos como uma etapa importante na preparação da COP30, que será sediada no Brasil em novembro do próximo ano. O interesse do governo francês em homenagear Raoni e discutir questões ambientais e indígenas demonstra o compromisso mútuo com a preservação da Amazônia e o enfrentamento das mudanças climáticas.

COMPARTILHE
Luann Guarany
Luann Guarany
Editor-Chefe do Portal Olimpio Guarany, Escritor, Pesquisador e Professor.
MATÉRIA RELACIONADAS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais vistos

COMENTÁRIOS

Ciro Guarani Pennafort sobre Violência nas escolas: como enfrentar