24 C
Macapá
Sábado, Abril 27, 2024
InícioAmazôniaUm oásis de biodiversidade encravado no coração de Belém

Um oásis de biodiversidade encravado no coração de Belém

Olimpio Guarany, capitão da Expedição

Nessa última semana, antes de seguirmos nossa jornada subindo o rio Amazonas refazendo a Expedição de Pedro Teixeira de 1637, visitamos um lugar que é um oásis de biodiversidade e ao mesmo tempo é um dos mais ameaçados da Amazônia.

Chegamos ao parque do Utinga, em Belém do Pará, cedinho e quem nos recebe é o sr. Ivan Santos, Gerente da Região Metropolitana do Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade do Pará (Ideflor-Bio). Ele nos leva pessoalmente para conhecer o Parque.

Imagem: Bia Oliveira

“Seu” Ivan como é carinhosamente chamado por todos aqui, nos mostra e descreve cada atividade desenvolvida no Parque.

No tour, conhecemos melhor aquele homem simpático e gentil que descreve com detalhes o cenário de cada ambiente e ao mesmo tempo está sempre atento aos visitantes. Zeloso, para o carro e gentilmente chama atenção dos caminhantes e ciclistas para que tomem cuidado e observem as regras do Parque, sempre com a preocupação da segurança e do bem estar de todos.

O Parque Estadual do Utinga é uma Unidade de conservação situada, no que os pesquisadores chamam de Centro de Endemismo de Belém devido a sua ampla e peculiar biodiversidade.

O Parque  abrange uma área de 1.400 hectares e está encravado na zona urbana de Belém. É visitado durante todo o ano por moradores e turistas. 

PARQUE ESTADUAL DO UTINGA
Imagem: Bia Oliveira

Mas, o que significa Utinga?

A palavra Utinga é variação do vocábulo de origem tupi y-tinga e significa “águas claras”.

Por isso, o Utinga é considerado o celeiro das águas. É daqui que sai toda a água potável que abastece cerca de 75% da população de Belém, algo como 1 milhão e 500 mil pessoas.

Augusto Jarter – Pesquisador, especialista em recursos hídricos
Imagem: Henri Vieira

Como um dos últimos redutos de biodiversidade da zona urbana da capital, o Parque do Utinga abrange florestas de terra firme que ocorrem nas regiões internas e altas do Parque sobre solo argiloso e úmido; vegetação de palmeiras; ervas e árvores de diversos portes. 

Há também ocorrência de floresta densa; florestas de igapó, às margens dos Lagos Bolonha e Água Preta, dois grandes mananciais de água e áreas de terreno baixo e úmido. 

No último levantamento feito em 2018 foram registrados 1.656 indivíduos, distribuídos em 47 famílias, 119 gêneros e 151 espécies de formas diferentes de vida.

Leandro Ferreira – Pesquisador do Museu Emilio Goeldi –
Imagem: Henri Vieira

Das 151 espécies botânicas levantadas, cinco estão nas listas Estadual (SEMA, 2007), Federal (MMA, 2008) e Mundial (IUCN, 2012) de espécies ameaçadas de extinção: três são vulneráveis, uma está em perigo de extinção e uma está criticamente em perigo de extinção pelos critérios adotados pela União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, sigla em inglês) e pelo Estado do Pará.

Imagem OGuarany

Devido toda essa exuberância, visitar o Parque do Utinga deve ser agenda obrigatória de quem visita a capital paraense.

Acompanhe nossa jornada pelas redes sociais: 

YOUTUBE/oguarany

INSTAGRAM: @guaranysailing

FACEBOOK: Guarany TV

TWITTER: @olimpioguarany

Seja um apoiador do nosso projeto. Entre em contato WhatsApp: (61)998450809 ou (96) 999147399

Até a próxima semana. Forte abraço!

COMPARTILHE
MATÉRIA RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

  1. O Parque Estadual do Utinga faz parte de um Corredor Ecológico na Região Metropolitana de Belém, junto com a APA Belém (matas da EMBRAPA, UFRA, UFPA e Campus do MPEG), APA Combu, Quilombo Abacatal e o importante Refúgio de Vida Silvestre Metrópole da Amazônia com 6.300 ha, alcançando 15.000,00 ha, onde se garante a preservação da biodiversidade e trabalhos de educação e interpretação ambiental, ecoturismo, etc. As propostas iniciaram na Rio-92 ou ECO-92, sendo criado no ano de 1993.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais vistos

COMENTÁRIOS

Ciro Guarani Pennafort sobre Violência nas escolas: como enfrentar