25 C
Macapá
Sábado, Abril 27, 2024
InícioAmazôniaCrise Humanitária Yanomami: o que é? O que fazer?

Crise Humanitária Yanomami: o que é? O que fazer?

Olimpio Guarany*

Os yanomami são um dos povos indígenas mais antigos e numerosos da Amazônia. Eles vivem em terras de florestas tropicais em uma região, no extremo norte, que se estende entre o Brasil e a Venezuela. Esta região é conhecida como Terra Indígena Yanomami, que possui aproximadamente 96.000 quilômetros quadrados. No entanto, a região enfrenta uma crise humanitária sem precedentes, provocada pela invasão de garimpeiros e outros aventureiros que levam doenças e destruição da cultura. 

Há anos as terras indígenas vem sendo cobiçadas e invadidas por aventureiros, garimpeiros e invasores de toda natureza, sem que o Estado cumprisse o papel de proteger os povos originários como determinação a Constituição. Nos últimos quatro anos abriram as porteiras para a maior destruição já registrada, atingindo parâmetros genocidas. 

Os invasores dessas terras indígenas buscam ouro e outros minerais preciosos, mas causam problemas graves provocando também impacto ambiental através do desmatamento. Esta destruição tem um efeito profundo na vida selvagem como a caça excessiva, a destruição dos habitats e a poluição dos rios, por causa do uso indiscriminado de mercúrio, um produto tóxico que tem causado a morte de peixes e outros animais aquáticos, fundamentais como fontes de alimento e renda para os yanomami. Outro problema grave que os indígenas enfrentam é o impacto das doenças, levadas pelos invasores como tuberculose, malária, AIDS e outras que podem ser fatal, se não tratadas. A dificuldade de acesso aos serviços médicos eficazes limita o tratamento e pode levar boa parte dos yanomami a morte.

As denúncias contra invasores são de toda ordem. Os relatos revelam que eles usam armas de fogo para caçar animais e atacar os indígenas. Há situações até de sequestro de pistas de pouso em comunidades onde só se chega por via aérea. 

O impacto da crise humanitária também é sentido na cultura yanomami. A cultura milenar desses povos está sendo ameaçada, sem contar os conflitos entre as tribos incentivada pelos invasores e  que tem ameaçado a própria existência dos yanomami. 
O desequilíbrio cultural e social criado pela invasão de garimpeiros e de outros com interesses diversos também limpede o acesso de muitas crianças à educação, serviços de saúde e outras oportunidades. 

Diante desta crise humanitária é necessário desenvolver ações e buscar soluções imediatas visando proteger a Terra Indígena Yanomami e assegurar o direito de seus habitantes à vida. Como fazer isso?

Primeiro é preciso estabelecer leis mais rigorosas para conter a invasão de garimpeiros e outros invasores. É indispensável desenvolver programas para ajudar os yanomami a se adaptarem às mudanças em curso e assegurar o acesso a serviços de saúde e educação. Finalmente é importante promover ações para restaurar os habitats e limpar os rios poluídos. 

A crise humanitária dos yanomami é uma preocupação crescente. No entanto, é possível encontrar soluções para garantir a sobrevivência, preservar a terra e a vida desse povo antigo da Amazônia.

_________________________________________________________
*Olimpio Guarany é jornalista, documentarista e professor universitário

COMPARTILHE
MATÉRIA RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

  1. Nossa humanidade ainda em evolução tem de compreender definitivamente que nenhum ser neste planeta pode perecer de fome ou ser desassistido de seus direitos. Ainda há muito a caminhar, mas tenho fé na criação divina, e no melhor das virtudes humanas e seguiremos para momentos de maior amor fraterno na Terra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais vistos

COMENTÁRIOS

Ciro Guarani Pennafort sobre Violência nas escolas: como enfrentar