24 C
Macapá
Sábado, Abril 27, 2024
InícioExpedição Pedro TeixeiraVeleiro da Expedição Pedro Teixeira parte de Macapá na foz do rio...

Veleiro da Expedição Pedro Teixeira parte de Macapá na foz do rio Amazonas

Olá.

Hoje começaremos a navegar pelo maior rio do mundo. É o relato dos primeiros dias da Expedição Pedro Teixeira, a Nova Descoberta do rio das Amazonas que estamos realizando pelos rios da Amazônia.

Iniciamos a nossa jornada na foz do grande rio. Não foi bem lá que Pedro Teixeira iniciou sua expedição em 1637, mas tomamos como ponto de partida a cidade de Macapá que fica nas imediações da foz do rio Amazonas. A intenção era caracterizar a nossa navegação a partir da foz.

O capitão inspeciona as velas enfunadas

Durante quase dois anos fizemos o planejamento, pesquisa, preparação do barco e busca de apoiadores. Nos dias que antecederam a partida o trabalho foi intenso. São muitos detalhes, muitas providências, afinal, vamos levar cerca de 12 meses navegando.

Utilizamos o veleiro, Dufour 30”. Tem duas cabines, uma na proa e outra na popa; um salão onde tem a mesa de jantar e dois acentos, que viram sofá-cama e dá para duas pessoas dormirem; cozinha, banheiro, mesa de navegação onde ficam os painéis elétricos e os medidores; radio VHF e outros equipamentos de navegação como GPS, sonda, estação de vento, speedimetro, bússola , entre outros.

Veleiro Kûara

Levamos conosco um cão, o nosso mascote, mas que na verdade já parte da nossa vida e nós o chamamos de “Cãopitão Boris”, o nome dele é Boris Yeltsin Saravejo Brejnev Guarany Kaiwoá.

Cãopitão Boris

Nossa primeira perna é no trecho Macapá-Belém. Macapá é a única capital da Amazônia banhada pelo rio Amazonas. Na verdade a foz está bem próxima à cidade de onde é possível ver a imensidão do rio e imaginar esse gigante despejando todos os dias cerca de 1 milhão e 300 mil toneladas de sedimentos no oceano Atlântico.

Nosso primeiro desafio é a travessia da baia de Macapá com 18 km de largura. Fomos abençoados e a travessia foi tranquila.

Entramos pelo furo da cidade. É a rota que nos leva ao emaranhado de rios e furos que compõem o delta do rio Amazonas.

Tempestade a vista. À nosso bombordo vislumbramos a formação de uma tempestade, mas felizmente o vento virou a levou para bem longe, mas sentimos a força do vento que mexeu com a baia do Vieira, já que a tempestade se formou quando fazíamos a nossa segunda travessia nessa jornada.

Ao navegar por esse furos, esses rios estreitos, é possível ter uma visão mais próxima das comunidades que se instalaram nas margens e dá para observar um modo de vida muito próprio do ribeirinho.

Nosso primeiro pernoite foi no porto São Benedito, após 60 milhas navegadas, onde fomos recebidos pelo seu Abel e a Dona Deusarina. Ganhamos manga e limão de presente e no dia seguinte retomamos a viagem.

OG. Desusarina e Angélica

Por volta das 16h, e cerca de 40 milhas navegadas, começamos a procurar um lugar seguro para o pernoite. Estamos no rio companhia.

Na próxima coluna vamos continuar contando as nuances da nossa jornada da Expedição Pedro Teixeira, a Nova Descoberta do Rio das Amazonas.

Acompanhe-nos pelas redes sociais.

INSTAGRAM: @guaranysailing
YOUTUBE/oguarany

Seja nosso apoiador, embarque nessa viagem e nos ajude a escrever mais uma página na história da Amazônia. Contatos: WhatsApp (061) 998450809 (96) 999147399
email: oguarany@gmail.com

COMPARTILHE
MATÉRIA RELACIONADAS

1 COMENTÁRIO

  1. Meus parabéns por esse interessante trabalho de resgate da história regional.
    Realmente, Pedro Teixeira traçou o rumo para a ocupação da Amazônia, com base na canoa a remo e canoa a vela. A canoa foi, para a Região Norte, o que foi o jegue pro resto do Brasil.
    Foi ótima essa idéia de reproduzir o trajeto daquela grande expedição do Século XVII.
    Boa viagem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img

Mais vistos

COMENTÁRIOS

Ciro Guarani Pennafort sobre Violência nas escolas: como enfrentar