terça-feira, 24 de outubro de 2017

MERCADO


Mercado de trabalho 


O Amapá vinha reagindo nos índices de emprego por quatro meses seguidos, mas os números do mês de setembro são desalentadores. Foram 222 postos de trabalho rifados do mercado. Agosto já tinha sido negativo quando a fórmula é (contratação - demissão). O setor que mais emprega é o que mais desemprega: comércio e serviços com 219 demissões.

Revisão de tarifa 
A Aneel fará revisão tarifária da CEA agora em novembro. Os índices não estão confirmados, mas se fala em algo como 40%. É uma incógnita o que pode acontecer. A companhia fez um Refis facilitado, ao máximo, mas houve baixa adesão. A arrecadação foi a quem do esperado. A empresa vai intensificar cortes e combater as fraudes, me disse Naide Carvalho, Assessora de Comunicação.

Privatização 
Marcelino Neto, presidente da CEA
Se tudo ocorrer como está planejado, a CEA deverá ir a leilão em fevereiro de 2018. O presidente Marcelino Machado Neto pretende entregar a empresa enxuta ao outro controlador, mas enfrenta dificuldades com o alto grau de inadimplência. Vai ter que tufar a bochecha para equilibrar as contas, aliás, um dos atrativos para os investidores.





Buscando uma saída
A partir de segunda, 23, a Justiça do Amapá vai realizar uma semana de conciliação, um verdadeiro mutirão para resolver as pendengas entre CEA e Consumidores inadimplentes. A previsão é de que 300 audiências sejam realizadas envolvendo um montante que pode chegar a R$ 8 milhões.

Carteira de trabalho  
Marciane Santo, Diretora Super Fácil
Marciane Santo, Diretora de Atendimento do Super Fácil, anuncia a retomada da emissão de carteiras de trabalho. A autarquia firmou convênio direto com o Ministério do Trabalho e agora pretende expandir os serviços a alguns municípios do interior. Imagina um trabalhador do Oiapoque ter que vir a Macapá, se quiser tirar sua carteira de trabalho?


Mercado novo  
A I Feira do Empreendedor Esportivo, organizada pela Afap, será no período de 23 a 28 de outubro.  A instituição vai disponibilizar oito boxes no hall de entrada do prédio para exposição e comercialização dos produtos destinados ao segmento esportivo.
No dia 29 a Agência promove a I Corrida do Empreendedor com premiação que chega a R$ 12 mil. A idéia é dar visibilidade e estimular ao segmento do empreendedorismo esportivo.

Novo endereço
Thais Távora,
Anathis Floricultura
A mais tradicional floricultura da cidade mudou de nome depois de 25 anos. A Anathys que antes funcionava na Henrique Galúcio, ao lado do Macapá Shopping, mudou para a Av. 13 de setembro, 483, bairro do Trem. A administradora Thaís Távora Nascimento, me disse que o prédio é próprio e que as instalações são mais confortáveis e com facilidades para o estacionamento. Parabéns!

Coxinha campeã 
O assunto na roda dos Chefs nesses dois últimos dias foi o concurso “Rota da Coxinha” organizado pelo instanblog @grantonomia amapa. Ganhou a famosa coxinha da lanchonete da loja Benoliel.  Mas quem fez sucesso por lá, também, o Naked Cake de coxinha da festejada Chef Socorro ( Divina Arte). É um mercado com público certo no dia a dia.

—————————————————----------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Wagner Gomes questiona pesquisa CTB

"A pesquisa feita pela Mentor, a mando da CTB, me pareceu bastante estranha e contemporânea", me disse o advogado Wagner Gomes, ...