quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Notas políticas


Olimpio Guarany

Câmara Municipal
O vereador Acácio Favacho (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macapá está pleiteando o predio onde funciona o legislativo municipal que pertence ao Governo do Estado construido à época em que Annibal Barcelos foi governador nomeado. Acácio entrou em entendimento com o governador Camilo Capiberibe que se prontificou em atender o pedido.
Investimento
Acácio Favacho disse que, após o prédio ser incorporado ao patrimônio municipal, vai se mobilizar junto a bancada federal na busca de recursos  para amplia-lo e dotá-lo de estrutura capaz oferecer condições de trabalho aos vereadores e de atendimento ao público. O prédio da Câmara foi construido quando Macapá tinha uma população em torno de 100 mil habitantes.
Ação penal
A Procuradoria da República no Amapá move ação penal contra a deputada Sandra Ohama (PP) e mais duas pessoas. Tem a ver com a denuncia de compra de voto na eleição de 2010. Em outra ação ajuizada pela PRE, em final de 20120, pedindo a perda de registro de candidata, Sandra Ohama ganhou na segunda instância, no TRE, mas a Procuradoria recorreu ao TSE e continua sub-judice.
Pedra branca
Nada menos do que cinco candidatos concerrerão às eleições suplmentarees em Pedra Branca do Amapari que ocorrerão no dia 7 de abril próximo. Beth Pelaes , irmã da deputada Fátima Pelaese da coligação Força Jovem;  Francisco da Costa Cunha (PSOL) Genival Gemaque Santana pela coligação ‘Compromisso, Trabalho e Lealdade’ ; Ocir de Oliveira Lobato (PSB); e Wilson de Souza Filho pela coligação ‘Juntos pelo Povo’ .
Registro dos candidatos
Pela lei eleitoral, no prazo de 5 dias, contados da publicação do pedido de registro, qualquer candidato, partido político, coligação ou o Ministério Público poderá impugná-lo. Se ninguém for impugnado o juiz eleitoral publica os registros deferidos e começa a campanha.
Tapa buraco
Após saber que não terá dinheiro do Governo para recuperar as vias da cidade, o prefeito Clécio Luis (PSOL) detona, amanhã, a Operação Tapa Buraco. Teve que tomar emprestado o asfalto para diminuir a pressão.
Dinheiro perdido
Em entrevista a Carlos Lobato, 104 FM, Clécio Luis disse que sabe que tapar buraco é perda de dinheiro, mas terá que faze-lo porque é o que dá. Até porque a buraqueira acabou virando pauta principal da midia em Macapá. É só o que se fala.
Ceticismo
Depois das declarações do governador Camilo Capiberibe, remetendo exclusivamente à Prefeitura a tarefa de tapar os buracos, o prefeito Clécio Luis se mostrou cético em relação as declarações do Governador, em entrevista no dia seguinte, anunciando que vai asfaltar 20 km de vias, na capital.
Comprar o quê?
Sonhar não custa nada. Gostaria de saber  se transformar em realidade o sonho de fazer o Amapá crescer a partir das relações economicas com a Guiana Francesa. Em anos e anos de encontros sucessivos lá e alguns aqui, nunca se chegou a efetivação da pratica comercial entre os dois estados. Os guianenes nunca compraram uma agulha nossa. Esperar o quê?
Saude da criança
A Justiça federal decidiu que o Estado terá que fornecer o Neocate, uma produto para crianças intolerantes a proteína animal e a de soja.A decisão judicial atende a todas que, por indicação médica, necessitam da substância.  Uma lata de 400g da fórmula infantil custa em média R$150. Cada criança consome cerca de 20 latas por mês, ou seja, uma despesa mensal de aproximadamente R$3 mil. 

FRASE DA SEMANA:
“Garantir a manutenção da vida das pessoas é dever do Estado, mesmo que, para isso, seja necessário tratamento de alto custo”  George Lodder, Procurador regional dos Direitos do Cidadão(MPF)
------------------------------------
Olimpio Guarany,  jornalista, economista, publicitário e professor universitário, escreve todas as quartas e domingos, em A Gazeta.

Nenhum comentário:

Wagner Gomes questiona pesquisa CTB

"A pesquisa feita pela Mentor, a mando da CTB, me pareceu bastante estranha e contemporânea", me disse o advogado Wagner Gomes, ...